‘Pantanal’ esquenta o turismo na região; movimentação em barcos-hotéis cresceu 53,75% | Globo Repórter
O sucesso de “Pantanal”, que teve suas cenas gravadas em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, fez o turismo esquentar na região. Pessoas de todo Brasil têm visitado os mais de 130 mil km² de natureza, atraídas pelas belezas que viram na TV.
“Antes, 99,9% do nosso público era só de homens que vinham para o Pantanal praticar pesca esportiva. De repente, as mulheres falaram assim: não, agora não. Eu também vou conhecer”, conta a empresária Joice Marques.
O desejo de também viver as emoções da ficção trouxe lucros reais para a economia local. A movimentação dos barcos-hotéis cresceu quase 54% no primeiro semestre deste ano, em relação que o mesmo período de 2019, antes da pandemia.
“Eu sempre tive vontade de vir e essa moda da novela Pantanal inspirou mais ainda. E a gente está aqui”, conta a agropecuarista Alessandra de Oliveira.
Em Miranda, teve peão que virou guia turístico. Os turistas conseguem até acompanhar uma comitiva de verdade, para levar gado até a fazenda.
“A gente é até comparado com alguns atores, né? Então, isso para nós é motivo de muita alegria”, diz Elmo Santos.
“Na novela, a gente assiste e a gente realmente fica pensando: ah, é assim, não é assim. Daí quando você vem pra cá, você vive essa emoção, você vive o Pantanal, você percebe: nossa, isso tudo é muito maior do que a gente está assistindo”, elogia a administradora Jane Carvalho, turista de Santa Catarina.
E se tem mais gente conhecendo o Pantanal, tem mais dinheiro movimentando a economia e mais emprego sendo criado. Só uma rede de pousadas, aumentou em 50% o número de funcionários.
Pela novela, o Brasil também conheceu a cozinha pantaneira. O churrasco de chão é quase um personagem nas festas do Zé Leôncio; alegria embalada pela moda de viola.
“Sabe o que eu acho legal mais que tudo? É que eles veem na novela, só que aqui é real. Dá muito orgulho mesmo de ser pantaneira, de alma e coração, e poder mostrar isso para o mundo inteiro”, diz a pantaneira Cristina Bastos.
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
