São Paulo avança em estudo sobre vulnerabilidade a mudança climática – 31/12/2021 – Painel S.A.
O estudo ambiental do estado de São Paulo que detalha as áreas sensíveis a mudanças climáticas por região, trabalho que vinha sendo elaborado na última década, já começou a ser disponibilizado aos municípios, segundo o secretário de meio ambiente de São Paulo, Marcos Penido.
Ele afirma que o zoneamento pode direcionar as iniciativas para tentar aumentar a resistência dos municípios às mudanças do clima.
“Ao conhecer todas as características e fragilidades, é possível fazer muito melhor as adaptações necessárias para combater áreas de enchentes, deslizamentos, escassez hídrica, melhorar proteção vegetal”, diz Penido.
O documento segmenta e classifica o território do estado por critérios como resiliência às mudanças climáticas, segurança hídrica, conservação da biodiversidade e redução das desigualdades regionais.
Na diretriz de segurança hídrica, por exemplo, grande parte das regiões administrativas apresentam resultados acima da região metropolitana de São Paulo.
Na proteção da biodiversidade, algumas localidades do norte do estado têm resultados piores. Um dos pontos de atenção é a presença de índices baixos de resiliência às mudanças climáticas e de segurança hídrica em áreas das regiões metropolitanas de São Paulo e na área de Santos.
com Ana Paula Branco
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
