Lavanderia e cozinha formam “bloco azul” em apê compacto de 41m²

Este apartamento compacto de 41m² em São Paulo foi pensado para ser o lar prático de um morador com seus dois pequenos cachorros. Os escritórios Estúdio Auna e o Studio Monfré Arquitetura criaram um projeto prático com atmosfera urbana e bastante aproveitamento do espaço disponível.

“Começamos o projeto um pouco antes dele pegar as chaves, um dos principais pedidos do cliente foi que o apartamento contasse com uma boa área de armazenamento, visto que seu apartamento antigo tinha o dobro de tamanho” comenta a arquiteta Ana Carolina Maia, do Estúdio Auna.

Por ser um imóvel compacto os escritórios realizaram poucas interferências civis e mantiveram praticamente todos os acabamentos entregues pela construtora, exceto o piso da varanda devido a integração. “Atuamos na escolha dos elementos e acabamentos não entregues, além de pensar em toda marcenaria e mobiliário solto para que eles suprissem as necessidades do cliente, principalmente a de armazenamento” explica a arquiteta Thaís Monfré, do Studio Monfré Arquitetura.

A cozinha e a área de serviço formam um grande bloco azul, que é um dos destaques do imóvel. Esse “bloco” é composto por dois materiais: tinta acrílica para a parede e MDF com revestimento melamínico. O azul marinho, uma cor neutra, nesse caso, ganhou destaque a partir do contraste dos azulejos, bancada e pisos claros.

Mesmo sendo compacta, a cozinha conta com lava-louças, forno multifuncional, cuba, cooktop e depurador, além de uma geladeira espaçosa. A partir do desenho da estante da sala, ela ainda ganhou um armário alto para despensa que complementou a área de armazenamento.

A sala de estar e varanda foram integradas a fim de garantirmos um melhor aproveitamento do espaço. Para a sala, foi projetada uma estante de vergalhões com prateleiras em chapa metálica lisa e nichos de diferentes cores e formatos, além de um móvel baixo para armazenamento de equipamentos.

Ao lado da entrada do imóvel, foi projetada uma pequena bancada, que serve de apoio para quem entra e abaixo dela existe uma bancada auxiliar de refeições. A ideia foi projetá-la com rodinhas para que eventualmente o morador possa levá-la até a varanda também.

Já no quarto, neutro, as arquitetas apostaram no uso da iluminação para trazer ainda mais conforto. As cores foram pontualmente distribuídas na decoração. Para os apoios de cabeceira, usaram uma composição assimétrica de mesinha de um lado e gaveteiro de outro.
Confira mais fotos na galeria abaixo!
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
