Intel testa SSD da Samsung em PCIe 5.0 e alcança o dobro da velocidade do PS5
A Intel divulgou um teste de velocidade de um novo SSD da Samsung, conectado à interface PCIe 5.0. O resultado em velocidade é impressionante e chega a ser mais de duas vezes mais veloz que o já rápido armazenamento em estado sólido do PlayStation 5, que garante carregamento instantâneo em alguns jogos como o recente Spider-Man: Miles Morales.
Quando os consoles de nova geração chegaram ao mundo, em novembro do ano passado, o SSD do Xbox Series X e também no PlayStation 5 chamou atenção pela velocidade de leitura. No lado da Sony o disco de estado sólido conseguiu marcar 5,5 GB/s e essa é uma quantidade generosa de dados, mas Intel conseguiu testar um novo drive da Samsung e o resultado foi de 13,7 GB/s – sim, mais que o dobro.
publicidade
Leia também
Existem motivos bem generosos para o ganho de velocidade e o principal está na conexão utilizada entre o SSD a placa, já que este novo modelo utiliza a interface PCIe 5.0. Esse padrão começou a aparecer agora, poucos dias antes da CES e duas empresas mostraram suas soluções: Samsung e Adata.
A Adata disse que conseguiu alcançar 14 GB/s em leitura e 12 GB/s na escrita em dois protótipos, ambos em NVMe em formato M.2. Já a Samsung prometeu 13 GB/s em leitura randômica e esse resultado foi alcançado no teste realizado pela Intel. Além deste SSD, na bancada estava um PC equipado com o Intel Core i9 12900K e o drive de estado sólido foi um PM1743 da empresa coreana.
Esse novo SSD será (muito) caro
Se você ficou animado com a marca alcançada, assim como eu fiquei, é bom levar alguns pontos em consideração. O primeiro é a presença de um SSD focado no público corporativo e que ainda nem está disponível para venda, mas quando chegar ele será o mais caro possível.
Junte isso com o processador utilizado pela Intel e é melhor voltar a ficar feliz com o desempenho assustadoramente veloz da interface PCIe 4.0, do SSD no PlayStation 5 mesmo.
De qualquer forma, imagino que 13 GB/s pode ser uma velocidade interessante para emprestar um pouco do armazenamento para ser uma espécie de RAM virtual – como fazem alguns smartphones de marcas como Samsung e Huawei.
Via: The Verge.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
