Discord ou Slack: qual é melhor?

1548234083 file be0b03d8 Vision Art NEWS


Discord e Slack são utilitários para gerenciar conversas entre várias pessoas, sejam elas amigas ou colegas deu trabalho. Com tantas similaridades, às vezes fica difícil escolher qual serviço usar. E é isso o que o Canaltech quer te ajudar a responder.

No comparativo a seguir, listamos os principais recursos de cada plataforma e qual das duas pode atender melhor suas principais necessidades como usuário.

Discord ou Slack?

O Slack é uma plataforma de comunicação online que foi pensada para equipes de funcionários em um ambiente corporativo. Entretanto, o aplicativo pode ser usado por qualquer grupo de pessoas que queira se comunicar na internet usando canais de conversas em texto, voz e vídeo. As salas de chat podem ser públicas ou privadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Discord também é um ferramenta para facilitara troca de mensagens entre usuários. A diferença é que o programa começou como uma alternativa específica para o público gamer, que encontrou no Discord uma opção mais robusta e completa de chat (em especial de voz) para conversar enquanto joga.

Hoje, o Discord já furou essa bolha do mundo gamer. Por isso, é considerado por empresas e usuários comuns como uma opção a concorrentes como Slack e Microsoft Teams.

Compatibilidade

Slack e Discord rodam em todas as plataformas de comunicação atuais para desktop e mobile, incluindo Windows, macOS, Linux, Android, iOS, iPadOS e navegadores de internet (cliente web). O Slack ainda é compatível com Windows Phone/Mobile, embora o software não esteja mais disponível oficialmente e não tenha mais suporte oficial da Microsoft.

Vencedor: Slack. Somente por estar em uma plataforma a mais que o Discord, o Slack leva a melhor nesse quesito.

Interface

i544849 Vision Art NEWS
Slack tem interface separada em canais que podem ser acessados por menu na lateral (Captura de tela: Caio Carvalho)

O Slack e Discord compartilham similaridades no layout. Ambos dividem a janela em um menu lateral à esquerda que agrupa os canais/servidores usados nas conversas entre usuários.

Agora começam as diferenças. Nesse menu lateral, o Slack prioriza primeiro os canais em grupo, para então mostrar as mensagens diretas e por último os apps integrados. Ao clicar em uma dessas janelas, a conversa é exibida na parte central. Há ainda um campo de busca no topo da tela e botões dedicados para enviar chats de voz ou vídeo e adicionar pessoas no canal.

O Discord também mantém os servidores em um menu à esquerda, mas em uma barra separada das conversas privadas. O layout também é um pouco diferente, lembrando as bolinhas de mensagem do Facebook Messenger, que pulam na tela sempre que uma nova conversa é iniciada.

i544852 Vision Art NEWS
Interface do Discord agrupa os servidores da conta à esquerda (Captura de tela: Caio Carvalho)

Vencedor: Slack. Essa foi por pouco, mas o Slack tem uma disposição mais organizada dos elementos que compõe toda a interface da plataforma. Por essa razão, o visual do software tem uma experiência de uso mais completa e simplificada.

Texto

i544872 Vision Art NEWS
Interface do Slack com chat de texto (Imagem: Divulgação/Slack)

Slack e Discord permitem que os usuários conversem em texto por meio de mensagens diretas e dos canais/servidores. Cada um desses locais é controlado por um ou mais administradores, que por sua vez determinam quem podem ou não acessar as salas.

Só que o Slack tem uma vantagem que não está presente no Discord: o recurso de threads, em que os usuários podem criar chats secundários a partir de uma mensagem específica. Como essa conversa à parte não fica visível para todo mundo, o chat principal fica visualmente menos “poluído” e mais organizado.

O Discord até tem uma função interessante chamada “Veja Novas Mensagens”, que mostra os textos que você ainda não leu. No entanto, seria mais prático se houvesse uma opção que permitisse a criação de conversas dentro de mensagens já existentes.

Vencedor: Slack. O sistema de texto do Slack é mais intuitivo, e as threads são uma baita sacada do programa.

Áudio e vídeo

i544877 Vision Art NEWS
Discord permite fazer chamadas de voz e vídeo com até 99 pessoas simultaneamente (Imagem: Divulgação/Discord)

Slack e Discord são compatíveis com chats de áudio e vídeo nos canais/servidores, além de compartilhamento da tela durante uma chamada. O que muda é a capacidade que cada serviço oferece.

No Slack, só é permitido fazer chamadas de voz ou vídeo de um para um na versão gratuita, e entre até 15 pessoas nas modalidades pagas. Já no Discord gratuito, esse número salta para até 99 usuários ao mesmo tempo, para voz, e até 10 participantes em vídeo. No Discord Nitro e Nitro Classic, a quantidade é ainda maior: 5.000 (!) pessoas, para voz, e 25, para vídeo.

O Discord ainda conta com o recurso “Push-to-Talk” nas chamadas de voz, que silencia todas as pessoas automaticamente com apenas um botão.

Vencedor: Discord. A versão gratuita do Discord ganha de lavada do Slack no quesito chamadas de voz e vídeo, justamente por não ter tantas limitações para quem não é assinante de um plano.

Compartilhamento de arquivos

i544874 Vision Art NEWS
Compartilhamento de arquivos no Slack suporta OneDrive, Google Drive e outros serviços (Captura de tela: Caio Carvalho)

O Slack permite que você envie arquivos salvos localmente no seu computador ou no Google Drive. Cada arquivo pode ter até 1 GB, e você pode enviar quantos itens quiser, desde que eles não ultrapassem a capacidade de armazenamento do plano contratado. No Slack gratuito, esse espaço é de 5 GB, enquanto que nas versões pagas é 10 GB por cada usuário.

O Discord não tem limite de armazenamento, mas você só pode compartilhar arquivos locais do seu PC de até 8 MB, na versão gratuita, e 100 MB, no Discord Nitro e Nitro Classic.

Vencedor: Slack. Apesar do limite de upload, o Slack permite o envio de arquivos maiores, o que pode ser mais vantajoso se muitas pessoas usarem os canais da sua empresa. Isso sem contar na integração com Google Drive.

Integração com outros apps

i544873 Vision Art NEWS
Slack tem maior compatibilidade com apps de terceiros, que podem ser integrados no serviço (Captura de tela: Caio Carvalho)

Slack e Discord possuem integração com um número bem expressivo de aplicativos de terceiros. O que muda é que, enquanto o Slack tem um apelo muito maior para ferramentas corporativas, o Discord volta sua compatibilidade para plataformas do cenário gamer.

No Slack, existem mais de 2.000 aplicativos únicos que podem ser integrados ao utilitário. Isso inclui Zoom, Trello, Dropbox, OneDrive e SharePoint, Asana, ZenDesk, Google Workspace, 1Password, Giphy, Salesforce, entre outros. É possível integrar até 10 apps no Slack gratuito, e não há limites nos planos pagos.

No Discord, a integração fica limitada a ferramentas usadas por streamers, como Twitch, YouTube, Droplr e Zapier. O Discord tem ainda os famosos bots, que em sua maioria servem para automatizar tarefas na plataforma, mas mantendo esse apelo aos jogos eletrônicos. Lembrando que os bots não são app propriamente ditos, mas funcionam como extensões no Discord.

Vencedor: Slack. Slack tem mais opções de integração com aplicativos externos e que podem atender melhor quem busca uma ferramenta mais focada em produtividade.

Segurança

Tanto o Slack quanto o Discord afirmam que seus serviços são baseados em criptografia, o que garante segurança a todas as conversas em ambas plataformas. As duas também só permitem que um usuário ingresse em um canal/servidor por meio de convite, sendo que o Discord tem o diferencial de criar links com prazo de validade e cliques limitados.

Outra característica no Slack e Discord é a autenticação em duas etapas (2FA, na sigla em inglês), que adiciona uma camada a mais de segurança na hora de fazer login em contas.

O Slack ainda tem como diferencial o uso de um logon único (SSO) baseado em SAML e suporte a protocolos ISO de Segurança da Informação.

Vencedor: Slack. O fato de ter uma compatibilidade maior com vários recursos e protocolos de segurança fazem do Slack uma plataforma um pouco mais segura. Ainda mais pela sensibilidade de informações que circulam nos canais do serviço.

Preços e recursos premium

No geral, Slack e Discord são plataformas gratuitas, mas oferecem funcionalidades exclusivas mediante uma assinatura.

O Slack na versão gratuita ainda é um programa bem completo, porém traz várias limitações que podem impactar empresas com muitos funcionários que fazem uso do utilitário. No modelo de entrada, só é possível compartilhar 5 GB de arquivos por canal, que também permite a integração de apenas 10 apps. Além disso, não estão disponíveis chamadas de voz e vídeo em grupo, e os canais salvam somente as últimas 10 mil mensagens enviadas.

Nas versões pagas, o Slack inclui todos os recursos do modelo gratuito e reduz essas limitações. Os planos são os seguintes:

  • Slack Pro — US$ 6,67 por mês: arquivo de mensagens ilimitado; apps ilimitados; chamadas de voz e vídeo em grupos para até 15 pessoas; integração segura com outras organizações usando o Slack Connect; autenticação de dois fatores habilitada; 10 GB de armazenamento por membro;
  • Slack Business+ — US$ 12,50 por mês: todo o conteúdo do plano Pro; SSO baseado em SAML; exportação de dados de mensagens; sincronização em tempo real do Active Directory com OneLogin, Okta e Ping Identity; 20 GB de armazenamento por membro; suporte 24 horas;
  • Slack Enterprise Grid — preço sob consulta: todo o conteúdo dos planos Pro e Business+; canais ilimitados; pesquisas, mensagens e canais exclusivos para anúncios direcionados; suporte a integrações com prevenção contra perda de dados, e-Discovery e provedores de backup off-line; integração ao Enterprise Mobility Management; 1 TB de armazenamento por membro; equipes de atendimento exclusivas.
i544875 Vision Art NEWS
Os planos pagos do Slack. Todos os valores são cobrados em dólar (Captura de tela: Caio Carvalho)

Enquanto isso, o Discord não tem nenhuma limitação nos principais recursos, que são liberados de graça desde o momento que o usuário efetua o cadastro. Isso inclui envio ilimitado de mensagens, chamadas de vídeo para até oito participantes e upload de arquivos de 8 MB.

Contudo, a plataforma conta com três modelos de assinatura, todas com as funções básicas do Discord gratuito:

  • Discord Nitro Classic — R$ 12,49 por mês: 100 MB de upload de arquivos; compartilhamento de tela; Go Live streaming; suporte para emojis; avatares animados; tag (nome de usuário) personalizada; emblema no perfil;
  • Discord Nitro — R$ 24,99: todo o conteúdo do plano Classic; dois impulsos de servidor (para melhorar os recursos dos canais) e 30% de desconto em impulsos adicionais.
i544876 Vision Art NEWS
Discord Nitro: as funções da modalidade paga do Discord (Captura de tela: Caio Carvalho)

Os preços das assinaturas do Slack e Discord foram consultados em 27 de dezembro de 2021, estando sujeitos a alterações.

Vencedor: Discord. O Discord gratuito tem funções que atendem as necessidades básicas da maioria das empresas, especialmente se você tem uma equipe pequena.

Discord vs Slack: qual é melhor?

i544871 Vision Art NEWS
Discord vs Slack: comparativo lista o que cada plataforma oferece (Montagem: Caio Carvalho/Canaltech)

Levando ao pé da letra nossa pontuação, o Slack vence de 6 a 2 sobre o Discord em compatibilidade com outras plataformas, interface, chats de texto, compartilhamento de arquivos, integração com outros apps e uma segurança reforçada.

Em contrapartida, o Discord se destaca em pontos igualmente importantes, como a gratuidade em funções que são pagas no concorrente Slack e nas chamadas de voz e vídeo com muito mais usuários.

A conclusão é aquela coisa: Slack e Discord são excelentes programas de comunicação. O que vai pesar na escolha são suas preferências, como na interface e na usabilidade, e suas necessidades de usuário. O Slack é melhor se você quer uma ferramenta mais voltada para produtividade, enquanto o Discord é ideal para quem fala enquanto joga videogame.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

1548234083 file be0b03d8 Vision Art NEWS

Deixe um comentário

Este site usa cookies para que você tenha a melhor experiência do usuário. Se continuar a navegar, dará o seu consentimento para a aceitação dos referidos cookies e da nossa política de cookies , clique no link para obter mais informações. CONFIRA AQUI

ACEITAR
Aviso de cookies
Translate »