Decoração industrial: materiais, cores e todos os detalhes

1548234083 file be0b03d8 Vision Art NEWS


decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos Vision Art NEWS Assim como na decoração rústica, a exposição de materiais em sua essência é uma das características do estilo industrial. Projeto assinado por Guel Arquitetos

Assim como na decoração rústica, a exposição de materiais em sua essência é uma das características do estilo industrial. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

Por Murilo Dias

Limpo e ao mesmo tempo cheio de personalidade, o estilo industrial tem como base elementos despretensiosos, como concreto, tijolos aparentes e ferro. Os materiais geralmente são crus e fiéis a sua essência, mostrando a sua beleza na rusticidade e sem necessidade de “polimentos”, como explica Elisa Fraga, arquiteta e urbanista, sócia-fundadora do escritório Guel Arquitetos.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes Oficina Conceito Arquitetura Vision Art NEWS A presença dos tijolinhos é bem marcada, além das cores escuras como o preto. Projeto assinado por Oficina Conceito Arquitetura

A presença dos tijolinhos é bem marcada, além das cores escuras como o preto. Projeto assinado por Oficina Conceito Arquitetura (Landhi/Reprodução)

Os principais materiais utilizados na decoração industrial não surgiram por acaso e, inclusive, revelam bastante a origem desse estilo. Tijolos, metais e concreto são muito utilizados na construção de indústrias e galpões. E foi exatamente nesse ambiente que esse tipo de design apareceu.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes brunogap Vision Art NEWS Objetos com metal compõe o estilo industrial. Projeto assinado por Bruno Gap

Objetos com metal compõe o estilo industrial. Projeto assinado por Bruno Gap (Landhi/Reprodução)

“O estilo surgiu em Nova York, quando famílias tiveram que se acomodar em ambientes que anteriormente eram usados como indústrias. Fábricas e indústrias saíram de seus endereços por conta da crise dos anos 20, o que deixou os espaços vagos”, esclarece Bruno GAP, jovem e renomado arquiteto, designer de interiores e designer moveleiro, dono do escritório que leva o seu nome.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 02 Vision Art NEWS O estilo industrial pode ser visto tanto na escolha do piso quanto nos objetos de decoração. Projeto assinado por Guel Arquitetos

O estilo industrial pode ser visto tanto na escolha do piso quanto nos objetos de decoração. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

Concreto aparente, tijolo descascado, estruturas metálicas, cimento queimado e ferro galvanizado. Se não utilizado com cuidado, o estilo pode deixar um ambiente muito carregado de informações ou até mesmo frio. Para Elisa, o excesso de coisas à mostra, como canos hidráulicos, instalações elétricas e falta de acabamentos em algumas partes, devem ser dosados.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes estudiomare Vision Art NEWS Essa cozinha, apesar de ter a base de cores claras, traz elementos como o uso do metal, cinza e tijolinhos do estilo industrial. Projeto assinado por Estúdio Maré

Essa cozinha, apesar de ter a base de cores claras, traz elementos como o uso do metal, cinza e tijolinhos do estilo industrial. Projeto assinado por Estúdio Maré (Landhi/Reprodução)

GAP segue a mesma linha de pensamento e afirma que o equilíbrio é essencial na utilização da decoração industrial.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes brunogap 02 Vision Art NEWS O equilíbrio entre os estilos é fundamental para qualquer ambiente. Projeto assinado por Bruno Gap

O equilíbrio entre os estilos é fundamental para qualquer ambiente. Projeto assinado por Bruno Gap (Landhi/Reprodução)

“Tudo se baseia em equilíbrio. O industrial em excesso pode deixar o ambiente carregado ou frio. Carregado no sentido de expor tubulações de elétrica e hidráulica por exemplo, que fica muito legal, mas tudo tem que ser muito bem projetado, calculado e acima de tudo muito bem executado. A pessoa que vai executar tem de ser artista e ter paciência, senão fica um desastre”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes brunogap 03 Vision Art NEWS A iluminação no estilo industrial em harmonia com os outros elementos do ambiente. Projeto assinado por Bruno Gap

A iluminação no estilo industrial em harmonia com os outros elementos do ambiente. Projeto assinado por Bruno Gap (Landhi/Reprodução)

Veja também

É caro usar o estilo industrial?

 

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes Paula Scholte Arquitetura Vision Art NEWS O cano bem ao lado do balcão dessa cozinha não nos deixa negar que o estilo principal é o industrial. As banquetas, apesar de vermelhas, reforçam o uso do metal na decoração. Projeto assinado por Paula Scholte Arquitetura

O cano bem ao lado do balcão dessa cozinha não nos deixa negar que o estilo principal é o industrial. As banquetas, apesar de vermelhas, reforçam o uso do metal na decoração. Projeto assinado por Paula Scholte Arquitetura (Landhi/Reprodução)

Elisa Fraga defende que é um tipo de decoração que não tende a encarecer muito os projetos. Bruno, por outro lado, destaca que o que pode aumentar os gastos é a mão de obra especializada. O arquiteto explica que há a possibilidade de economizar com os materiais a serem utilizados no projeto, mas o custo com os profissionais pesa no orçamento.

“A mão de obra é bem especializada, talvez você ganhe no material, entre um piso de carvalho americano (madeira nobre) e um piso em cimento, o de cimento tem um custo menor, mas o custo da mão de obra talvez seja maior, por exemplo nas instalações elétricas e hidráulicas expostas, tudo tem que ser feito de forma muito bem projetada e calculada”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 03 Vision Art NEWS Tijolos nas paredes e iluminação e tubulações aparentes, algumas das principais características do estilo industrial. Projeto assinado por Guel Arquitetos

Tijolos nas paredes e iluminação e tubulações aparentes, algumas das principais características do estilo industrial. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

Bruno, detalhista, também afirma que, por se tratar de um estilo peculiar com materiais mais simples, expostos e sem um “acabamento fino”, todos os detalhes devem ser pensados e trabalhados em conjunto para não dar a impressão de que não houve verba para finalizar a obra.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes studioro ca Vision Art NEWS Neste banheiro, o estilo industrial é reforçado pelo uso do cimento queimado, o metal e as torneiras rústicas, que lembram as fábricas. Projeto assinado por Estúdio Ro-ca

Neste banheiro, o estilo industrial é reforçado pelo uso do cimento queimado, o metal e as torneiras rústicas, que lembram as fábricas. Projeto assinado por Estúdio Ro-ca (Landhi/Reprodução)

O estilo industrial combina com outros tipos de decoração?

 

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 04 Vision Art NEWS Os tijolos e iluminação característicos do estilo industrial em harmonia com objetos contemporâneos. Projeto assinado por Guel Arquitetos

Os tijolos e iluminação característicos do estilo industrial em harmonia com objetos contemporâneos. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

A decoração industrial é vista como versátil e, apesar da sua origem, também é moderna. Portanto, a combinação com outros tipos de design é possível e defendida pelos especialistas. Mas as ressalvas são importantes.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes estudiomare 02 Vision Art NEWS Neste quarto, os elementos que nos fazem identificar o estilo industrial são a parede de tijolinhos aparentes, os canos de metais à mostra no teto, além do cimento queimado e paleta de cores. Projeto assinado por Estúdio Maré

Neste quarto, os elementos que nos fazem identificar o estilo industrial são a parede de tijolinhos aparentes, os canos de metais à mostra no teto, além do cimento queimado e paleta de cores. Projeto assinado por Estúdio Maré (Landhi/Reprodução)

“A decoração industrial, por ter uma base neutra, casa muito bem na maioria das vezes com peças de decoração, móveis bacanas, obras de artes e decoração de várias cores e estilos que o cliente já tenha. É bem versátil”, ilustra Elisa, que detalha tipos de decoração e detalhes que ornam com o estilo industrial.

“O industrial fica muito legal com peças de antiquário, móveis herdados de família, um estilo mais retrô. Em contraponto, é um estilo super moderno, que pode ser tranquilamente combinado com peças contemporâneas. Acho que não casa com estilos mais clássicos, como provençal, colonial ou, por exemplo, oriental”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes Mrc Arq.design Vision Art NEWS A decoração inspirada no estilo industrial cai bem para qualquer ambiente e permite boas combinações. Nesta área gourmet integrada, o tijolinho e as cores escuras combinam com a marcenaria. Projeto assinado por Mrc Arq.design

A decoração inspirada no estilo industrial cai bem para qualquer ambiente e permite boas combinações. Nesta área gourmet integrada, o tijolinho e as cores escuras combinam com a marcenaria. Projeto assinado por Mrc Arq.design (Landhi/Reprodução)

A sócia-fundadora do escritório Guel Arquitetos ainda faz um alerta importante em relação à segurança do projeto. “Não vejo limitações para este tipo de estilo em nenhum cômodo da casa, mas é preciso ter cuidado apenas ao usar cimento queimado dentro de banheiros e cozinhas para que não se tenha problemas nas áreas molhadas”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 05 Vision Art NEWS A decoração industrial pode embelezar ambientes grandes ou pequenos. Projeto assinado por Guel Arquitetos

A decoração industrial pode embelezar ambientes grandes ou pequenos. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

A combinação com outros estilos, entretanto, deve ser bem dosada e estudada pelo profissional responsável. GAP acredita que peças rústicas e contemporâneas conversam bem com o industrial, mas que é preciso se atentar ao tipo da peça rústica, que não deve ser muito ornamentada. Ele sugere o rústico com linhas simples, retas, para deixar os materiais falarem por si.

Quais cores combinam com o estilo industrial?

Por ser um estilo atemporal e eclético, o uso das cores na decoração industrial varia de acordo com o gosto do profissional envolvido na obra e, principalmente, com a vontade do cliente. É um design que permite o uso da criatividade e, segundo Elise Fraga, “as opções são infinitas”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes zalcarquitetura Vision Art NEWS A parede de cimento aparente e os canos de metais à mostra remetem às fábricas em que o estilo industrial é inspirado. Projeto assinado por zalcarquitetura

A parede de cimento aparente e os canos de metais à mostra remetem às fábricas em que o estilo industrial é inspirado. Projeto assinado por zalcarquitetura (Landhi/Reprodução)

“O estilo industrial é bacana por que geralmente é composto por uma paleta de cores e materiais em sua base que são bem neutras, com poucos revestimentos aplicados, dando um leque muito grande para compor com cores e texturas diferentes em peças de decoração e arte, que faz com que cada projeto tenha uma personalidade bem diferente, e se adeque bem a cada cliente”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 06 Vision Art NEWS Cores neutras, como menção ao usado em indústrias, compõem a paleta do estilo. Projeto assinado por Guel Arquitetos

Cores neutras, como menção ao usado em indústrias, compõem a paleta do estilo. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

Bruno segue o mesmo raciocínio e fala sobre suas preferências ao executar um projeto com decoração industrial. “Como a base é muito neutra, branco, preto e cinza, qualquer cor se encaixa. Mas eu sou dos neutros, se fosse escolher uma cor, usaria a mesma cor, mas em tons diferentes, assim essa cor se torna neutra”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes fernandamedeirosarquitetura Vision Art NEWS Apesar da paleta de tons neutros e pastel, a cabeceira, a luminária e lustres de ferro remetem ao estilo industrial de maneira discreta. Projeto assinado por Fernanda Medeiros Arquitetura

Apesar da paleta de tons neutros e pastel, a cabeceira, a luminária e lustres de ferro remetem ao estilo industrial de maneira discreta. Projeto assinado por Fernanda Medeiros Arquitetura (Landhi/Reprodução)

Decoração industrial em eventos, lojas e escritórios

Além de casas e apartamentos, é comum encontrar ambientes comerciais decorados com estilo industrial. Em eventos, por exemplo, isso pode ser feito através de luminárias e peças decorativas características de indústrias.

Para surtir efeito necessário, Elisa sugere o uso de bastante madeira de demolição em mesas e cadeiras; a construção de estantes e estruturas de metalon preto para passar a ideia do metal; e o uso dos tradicionais tijolinhos aparentes.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes guelarquitetos 07 Vision Art NEWS Além de casas e apartamentos, a decoração industrial pode ser vista em ambientes profissionais, como neste refeitório. Projeto assinado por Guel Arquitetos

Além de casas e apartamentos, a decoração industrial pode ser vista em ambientes profissionais, como neste refeitório. Projeto assinado por Guel Arquitetos (Landhi/Reprodução)

GAP dá mais dicas para deixar seu ambiente comercial muito bem decorado com o estilo industrial: “Não use forro, deixe a tubulação de elétrica e hidráulica expostas, e faça o mesmo com o ar-condicionado. Tudo tem que ser muito bem executado para que essas instalações sejam o show do ambiente”.

decoracao industrial materiais cores e todos os detalhes brunogap 04 Vision Art NEWS O estilo industrial pode ser implementado através de objetos características, como essa mesa com treliças de metal. Projeto assinado por Bruno Gap

O estilo industrial pode ser implementado através de objetos características, como essa mesa com treliças de metal. Projeto assinado por Bruno Gap (Landhi/Reprodução)

Por ser um estilo mais simples quando se trata de acabamentos, Elisa crê que a melhor saída é deixar instalações e infraestruturas mais aparentes, mas com cuidado para que isso não atrapalhe o funcionamento dos locais com barulhos.

“A aplicação de cimento queimado e estruturas metálicas também são características do estilo, assim como, se possível, deixar paredes descascadas com a sua estrutura e tijolos”, finaliza.

Veja mais conteúdos como este e inspirações de decoração e arquitetura na Landhi!

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

1548234083 file be0b03d8 Vision Art NEWS

Deixe um comentário

Este site usa cookies para que você tenha a melhor experiência do usuário. Se continuar a navegar, dará o seu consentimento para a aceitação dos referidos cookies e da nossa política de cookies , clique no link para obter mais informações. CONFIRA AQUI

ACEITAR
Aviso de cookies
Translate »