Como plantar e cuidar de dálias

amazon celulares maior Vision Art NEWS


dalia flores jardim dicas cultivo pexels karolina grabowska Vision Art NEWS

 (Karolina Grabowska/Pexels)

Se você está se perguntando como cultivar dálias, você veio ao lugar certo. Depois de ficarem fora de moda por um tempo, essas lindas flores tiveram um grande retorno. Afinal, essas plantas são tão variadas que certamente há ao menos uma para você.

As dálias também são muito versáteis – você pode plantá-las em canteiros, recipientes mais compactos ou tratá-las como flores para corte e exibição em ambientes fechados. Além disso, elas podem ter uma boa relação custo-benefício – um único tubérculo de dália pode produzir flores na primavera e no verão.

Se você deseja preencher seus canteiros de dálias ou apenas testar um ou dois tipos, reunimos diversas dicas a seguir.

Como cultivar dálias: um passo a passo

 

dalia flores jardim dicas cultivo pexels daria shevtsova Vision Art NEWS

 (Daria Shevtsova/Pexels)

As dálias, que crescem frescas a partir de tubérculos, não são muito boas na companhia de plantas herbáceas.

Portanto, se você as cultivar em um canteiro, é melhor dar a elas um espaço próprio. No entanto, algumas também se adaptam ao cultivo em vasos. Eles ficam deslumbrantes ao longo de uma passagem ou no jardim de um pátio.

A especialista em jardinagem Tamsin Hope Thomson compartilha suas principais dicas para o cultivo de dálias:

  1. Escolha um local que receba bastante sol (especialmente importante se você quiser deixar os tubérculos no solo durante o inverno), com solo bem drenado.
  2. Se você estiver usando um vaso, use uma terra rica.
  3. Cave um buraco quadrado com cerca de 30 centímetros de largura e profundidade e afaste os tubérculos cerca de 60 centímetros um do outro.
  4. Em seguida, encha novamente com terra. Mantenha o composto no lado seco até que apareçam sinais de crescimento, depois regue com mais frequência.

As dálias mais viçosas também têm um bom suprimento de esterco para jardim ao redor da base logo após o plantio. E as plantas devem ser alimentadas a cada poucas semanas durante a estação de crescimento. Alterne entre um fertilizante de algas marinhas e NPKs ricos em potássio.

Quando é melhor plantar dálias?

 

dalia flores jardim dicas cultivo f d richards flickr Vision Art NEWS

 (F. D. Richards/Flickr)

Dálias são plantas delicadas, por isso é importante mantê-las protegidas contra o frio. Por isso, é melhor iniciar o cultivo em estufas em setembro ou início de outubro. Em seguida, plante-as quando as temperaturas estiverem mais altas. Lembre-se de climatizá-las antes de plantar, deixando os vasos do lado de fora no jardim por uma semana ou mais.

Como cuidar de dálias

 

dalia flores jardim dicas cultivo pxfuel.com 01 Vision Art NEWS

 (Pxfuel/Reprodução)

Um vantagem das dálias é que elas não são excessivamente exigentes, portanto podem fazer parte de um jardim de baixa manutenção. No entanto, eles demandam cuidados específicos na hora certa para permanecerem felizes.

Você precisa regá-las regularmente durante os períodos de seca. Lembre-se de alimentá-las também. Não tenha medo de cortar flores, porque isso ajudará suas dálias. A colheita regular as incentiva a continuar produzindo flores. Faça a poda regularmente e verifique se há pragas e sinais de outras doenças.

Como escorar dálias em estacas

dalia flores jardim dicas cultivo pxfuel.com 03 Vision Art NEWS

 (Pxfuel/Reprodução)

Algumas dálias são mais altas do que outras, o que significa que precisarão de um pouco mais de apoio para não tombarem. Se você quer saber como cultivar dálias, vale a pena conhecer estas dicas:

  1. As dálias podem ser muito frágeis em sua base, o que significa que hastes inteiras são facilmente quebradas se estiver ventando.
  2. Idealmente, as plantas devem ser estaqueadas na época do plantio, do final da primavera ao início do verão.
  3. Use estacas de bambu para apoiar as plantas e amarre as hastes com barbante em intervalos de 30 cm. Se você ainda não fez isso, certifique-se de fazer o mais rápido possível, assim suas dálias ficam mais altas.
  4. Tenha cuidado para não danificar a raiz ao inserir as hastes e certifique-se de que ela esteja o mais próximo possível da base da planta.
  5. Plantas maiores podem precisar de várias estacas. Continue a amarrar as hastes à medida que as plantas crescem para alongar o suporte.

Como tirar mudas das dálias

 

dalia flores jardim dicas cultivo pexels анна орлова Vision Art NEWS

 (анна орлов/Pexels)

A especialista em jardinagem Ruth Hayes, da Amateur Gardening, compartilha um passo a passo para tirar mudas de dálias. É uma maneira de obter novas plantas – ideal se você estiver atrás de ideias baratas para o jardim.

  1. Misture substrato para sementes com perlita em uma panela de barro de dez centímetros e, em seguida, adicione um pouco de água para umedecê-la.
  2. Usando uma faca limpa, remova alguns brotos fortes de sua dália, cada um com cerca de dez centímetros de comprimento.
  3. Remova as folhas inferiores, caso contrário, elas podem apodrecer quando você plantar as mudas.
  4. Mergulhe as pontas das mudas na terra para enraizamento – isso ajudará a promover um crescimento forte e saudável das raízes.
  5. Insira as estacas na mistura de composto e perlita e firme-as com cuidado.
  6. Sele as mudas recém-envasadas em um saco plástico e coloque em um lugar iluminado e quente – uma estufa ou uma janela ensolarada. Em breve, novas raízes começarão a se desenvolver.

Quais tipos de dália você pode escolher?

 

dalia flores jardim dicas cultivo birdloverus Vision Art NEWS

 (birdloverus/Pixabay/Reprodução)

A quantidade de dálias disponível é enorme. Para facilitar, elas são agrupadas em categorias, dependendo do tipo de flor:

1. Pompons

Estas são facilmente reconhecíveis por sua semelhança com pompons. Suas cabeças de flores são esferas perfeitas compostas de camadas de pétalas que se enrolam para dentro.

2. Cacto

Este tipo, como você pode imaginar, é pontudo – como um cacto. Suas pétalas são estreitas e ligeiramente curvadas para fora.

3. Única

Variedades únicas são menos dramáticas, mas ainda assim bonitas. Eles têm apenas uma camada de pétalas que podem ser ligeiramente arredondadas ou pontiagudas.

4. Anêmona

Eles se assemelham a criaturas subaquáticas. As pétalas internas são menores e mais agrupadas e ficam maiores e mais planas nas bordas externas. Às vezes, são chamadas de dálias “pó-de-arroz”.

5. Colarinhos

Tem este nome, porque tem dois anéis de pétalas, um maior do lado de fora e o menor que fica do lado de dentro e lembra um colar.

6. Waterlily

Elas têm flores superficiais e ficam deslumbrantes em um canteiro cottage. As pétalas podem ser curvas, ligeiramente curvas ou completamente planas.

7. Decorativo

Essas dálias têm as maiores flores de todas as variedades. Suas cabeças de flores duplas apresentam pétalas largas e ligeiramente planas, geralmente com uma extremidade arredondada, sem disco central. O clássico Cafe Au Lait é um bom exemplo.

Se você está procurando dálias para usar em arranjos de flores, opte por variedades de hastes mais longas. Quanto mais você podar, mais as plantas produzem!

Como conseguir flores maiores?

 

dalia flores jardim dicas cultivo pexels анна орлова 02 Vision Art NEWS

 (анна орлов/Pexels)

Para obter caules bons e longos de dália e flores maiores (porém em menor quantidade), corte todos os brotos laterais 60 cm abaixo da ponta de crescimento. Isso deixa uma haste longa para corte, se você quiser organizá-las em vasos dentro de casa. E também permite que os rebentos mais baixos continuem a crescer para produzir caules de substituição.

Outra dica para garantir flores magníficas é manter apenas o botão superior e arrancar todos os imediatamente abaixo.

Veja também

O que fazer com as dálias no inverno?

Corte as plantas e aplique uma camada de cobertura seca ou substrato nas coroas para isolamento extra.

É bom ficar atento

 

dalia flores jardim dicas cultivo pxfuel.com 2 Vision Art NEWS

 (Pxfuel/Reprodução)

Como acontece com a maioria das plantas, podem surgir alguns problemas incômodos. Aqui estão alguns a serem observados:

  1. As dálias podem estar sujeitas a pragas, incluindo caracóis e pulgões, portanto, verifique regularmente para ver se há sinais de infestação. Apanhe caracóis ou pegue-os em armadilhas de cerveja. Você pode usar produtos químicos para se livrar dos pulgões, mas uma opção mais ecológica é introduzir predadores naturais, como joaninhas.
  2. Tesourinhas (ou lacrainhas) também podem ser uma praga a ser observada ao cultivar dálias. Você pode coletá-las em simples armadilhas de papel. Amasse jornal e coloque em um vaso de flores virado para cima, que pode ficar no topo de suas estacas. Isso atrai as tesourinhas e as mantém longe das plantas.
  3. Doenças como o oídio podem ser um problema para as dálias. Você pode melhorar suas chances de prevenção removendo folhagens mortas e danificadas antes que comece a apodrecer e criando um bom fluxo de ar ao redor das plantas.

13 dálias para experimentar no jardim

 

dalia flores jardim dicas cultivo pxfuel.com 04 Vision Art NEWS

 (Pxfuel/Reprodução)

Reunimos algumas de nossas dálias favoritas para que você possa experimentá-las em seu próprio jardim.

1. Art deco

A dália compacta ‘Art Déco’ é ótima se você estiver lidando com um jardim pequeno, já que só chega a atingir cerca de 40 cm de altura.

É perfeita para crescer em vasos e possui pétalas laranjas que se torcem suavemente, mostrando a parte inferior rosa.

2. Cafe au lait

A deslumbrante dália Cafe Au Lait é popular para uso em buquês de noiva no verão.

As flores delicadas podem atingir 25 cm de diâmetro, por isso são verdadeiras protagonistas. Elas parecem tão espetaculares no canteiro quanto em um vaso. As plantas crescem até uma altura de cerca de 1,2 m.

3. Chocolate

Criadas originalmente para flores de corte, as flores de vida longa da dália-chocolate ficam viçosas por até 12 dias. Então, se você está atrás de uma das melhores flores de jardim para corte, elas são uma excelente escolha.

Em tom vermelho-ameixa profundo, as flores são uma adição romântica e dramática a qualquer jardim. Eles crescem até uma altura de cerca de 90 cm.

4. Otto’s thrill

Otto’s Thrill é uma bela dália com flores gigantes e decorativas. As elaboradas flores rosas medem até 25 cm de largura, então é definitivamente a pedida se você quiser que seus jardins chamem atenção.

As lindas pétalas também possuem uma leve ondulação, evocando um toque romântico. As plantas crescem até cerca de 120 cm de altura.

5. Bishop of Canterbury

Se você está atrás de uma das melhores amigas das abelhas, então a dália Bishop of Canterbury é um clássico.

Uma variedade de flor única, tem flores vermelho-magenta vivas e trazem alegria ao jardim. Essas plantas crescem até uma altura de 90 cm.

6. HS wink

Parte da série Happy Single, as dálias HS Wink ostentam flores rosa brilhante, com meio-púrpura profundo. Elas são outro tipo que não cresce muito, apenas cerca de 76 cm de altura e 40 cm de largura. Uma boa escolha para vasos.

7. Black narcissus

A dália “Narciso Negro” é uma espécie de cacto de dupla floração. As petalas de uma cor de vinho profunda e aparência espetada criam um drama instantâneo no jardim – ideal para jardins modernos.

Elas florescem na primavera. Com cerca de 99 centímetros de altura, eles são outra boa opção para espaços um pouco menores.

8. Crème de Cassis

A Crème de Cassis oferece flores do tipo aquáticas com pétalas de dois tons – rosa claro na parte superior e ameixa profundo na parte inferior. Cada cabeça de flor chega a cerca de 10 a 15 cm, tornando-as uma escolha de destaque no jardim.

As próprias plantas crescem até 91 cm de altura e medem 46 cm de largura.

9. Small World

As discretas, porém prolíficas flores de pompom da Small World oferecem um elegante tom branco creme ao jardim. Essas flores podem ser menores do que muitos outros tipos de dália, mas têm formas lindíssimas. Novamente, elas são as favoritos das noivas – é fácil perceber por quê.

As plantas crescem até uma altura de cerca de 99 cm e 60 cm de diâmetro e florescem durante todo o verão.

10. Alfred Grille

As lindas flores rosas de Alfred Grille brotam de um centro amarelo marcante, tornando-as um deleite aos olhos. Experimente encher vasos com elas para tornar suas festas no jardim ainda mais especiais.

Nas condições certas, essas plantas são fortes e produzem muitas flores. Atingem alturas de cerca de 99 cm.

11. Waltzing Matilda

As pétalas rosa-coral levemente onduladas e laranjas da Waltzing Matilda dão uma bela visão e são amadas por polinizadores.

Suas flores semi-duplas surgem na primavera, se as condições forem adequadas. É uma variedade menor, com cerca de 71 cm de altura e apenas 30 cm de largura.

12. Honka fragile

Essa variedade se parece com um cata-vento. Suas pétalas são de um tom branco, com contornos escarlates marcantes, e são ligeiramente enroladas.

Com cerca de 31 centímetros de altura, também é outra favorita para borboletas e abelhas.

13. David Howard

Esta variedade é um excelente exemplo de porque vale a pena cultivar dálias. As flores laranjas duplas são espetaculares e fazem um contraste impressionante com a folhagem roxa-bronze.

É compacta em tamanho (cerca de 76 cm de altura), o que significa que funciona bem em canteiros pequenos. David Howard floresce entre o verão e o começo do outono e é uma planta de destaque no jardim quando arrumada em um vaso.

*Via Gardeningetc

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

amazon computadores Vision Art NEWS

Deixe um comentário

Este site usa cookies para que você tenha a melhor experiência do usuário. Se continuar a navegar, dará o seu consentimento para a aceitação dos referidos cookies e da nossa política de cookies , clique no link para obter mais informações. CONFIRA AQUI

ACEITAR
Aviso de cookies
Translate »
%d blogueiros gostam disto: