Como entrar no Google Classroom | Sala de Aula
Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é uma plataforma online para reunir alunos, professores e escolas em aulas virtuais. A seguir, aprenda como entrar no Google Classroom e conheça as principais características das salas virtuais.
É possível entrar no Google Classroom usando diferentes tipos de contas, sejam elas gratuitas ou pagas. Mas, no geral, basta ter uma conta Google para começar a usar a plataforma, tanto como aluno quanto professor. Veja os detalhes no tutorial completo para computador, celulares Android e iPhone (iOS).
Como entrar no Google Classroom no computador
- Acesse “classroom.google.com” (sem aspas) no navegador ou entre no link da sala de aula enviado pelo seu professor via código ou e-mail;
- Digite o e-mail da sua conta do Google Sala de Aula e clique em “Próxima”;
- Informe a senha da conta e clique em “Próxima”;
- Se aparecer uma mensagem de boas-vindas, leia e clique em “Aceitar”;
- Se estiver usando uma conta do Google Workspace for Education, clique em “Sou aluno” ou “Sou professor”. Usuários de contas pessoais Google não verão essas opções;
- Clique em “Primeiros passos” para prosseguir com a configuração.
/i582848.jpeg?w=800&ssl=1)
Como entrar no Google Classroom no celular
- Baixe o aplicativo Google Classroom na Play Store (Android) ou App Store (iPhone);
- Na tela inicial, toque em “Google Sala de Aula” e depois em “Primeiros passos”;
- Toque em “Adicionar conta” e “OK”;
- Informe o endereço de e-mail da sua conta do Google Sala de Aula e toque em “Próxima”;
- Digite sua unha e toque em “Próxima”;
- Se aparecer uma mensagem de boas-vindas, leia e toque em “Aceitar”;
- Leia os Termos de Serviço e a Política de Privacidade e toque em “Concordo”;
- Se estiver usando uma conta do Google Workspace for Education, toque em “Sou aluno” ou “Sou professor”. Usuários de contas pessoais Google não verão essas opções.
/i582847.jpeg?w=800&ssl=1)
Tipos de contas no Google Sala de Aula
O Google Classroom (Sala de Aula) permite que qualquer pessoa com uma conta Google pessoal ingresse em uma turma, o que significa que o serviço base é gratuito. Entretanto, existem outras categorias de contas para entrar no Google Classroom. Com isso, novos recursos e vantagens são liberados dependendo do tipo de acesso. Veja a seguir.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Conta pessoal
A conta Google pessoal é aquela que você provavelmente já conhece, com “@gmail” no final, e que é criada por você. Por ser geralmente usada fora do Google Classroom e do ambiente escolar, como na educação domiciliar ou em programas de aulas particulares, o formato da conta será sempre “[email protected]”.
Contas pessoais do Google não têm acesso aos mesmos recursos de outras contas do Google Classroom, incluindo:
- Alunos não podem enviar e-mails para os colegas;
- Alunos com uma conta gerenciada pelo pai ou mãe não podem criar turmas, nem ministrar aulas;
- Professores não podem convidar os responsáveis para se inscreverem nos resumos por e-mail.
Conta Google Workspace
É o formato de conta usado principalmente por pequenas empresas e organizações com o Workspace Basic, Business, Google Workspace for Education Plus ou Workspace para organizações sem fins lucrativos. O administrador da organização cria e gerencia essas contas e informa o e-mail e a senha aos usuários. A conta tem o formato “[email protected]”.
Conta escolar
É o tipo mais comum usado por alunos e professores para entrar no Google Classroom. Você recebe uma conta escolar de uma escola credenciada que usa o Google Workspace for Education. As contas são criadas e gerenciadas pelo administrador de TI da instituição, que por sua vez fornece o e-mail e senha de acesso. O formato da conta é “[email protected]”.
Contas escolares são baseadas no Google for Education, que tem quatro versões. O Google Workspace for Education Fundamentals, que é a entrada mais básica, é gratuito para escolas e universidades públicas qualificadas. As demais versões possuem preços distintos e sob consulta, dependendo da demanda da escola ou universidade.
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
