Caminhão elétrico reciclado a partir de caminhão de lixo usado promete solução ambiental
A Lunaz Applied Technologies, uma divisão do britânico Lunaz Group, está apresentando seu primeiro caminhão elétrico reciclado para coleta e transporte de lixo, baseado na plataforma Mercedes-Benz Econic.
A empresa faz uso de caminhões em fim de vida da marca alemã e os reconstrói como elétricos. Segundo a empresa, o seu processo reduzindo 80% do carbono incorporado ao longo da vida útil total do caminhão, o que é menos que uma substituição comum de um caminhão de lixo existente por um novo equivalente e elétrico. A isso ela chama de “upcycle”, algo acima de reciclar, reparando danos já produzido.
publicidade
A Lunaz também diz que seus caminhões de lixo reciclados são mais baratos que outras opções. Além disso, por ser um veículo elétrico, o UEV é mais silencioso que os modelos movidos a combustão interna.
Caminhões ecológicos e bem equipados
Conforme explica a Lunaz, seus caminhões usam baterias modulares que variam de 275 kWh a 400 kWh, para diferentes comprimentos de rota, e oferecem mais de 716 kgfm de torque máximo. A partir de um gerenciamento térmico avançado, o alcance é melhorado em até 25%.
Uma tecnologia proprietária permite que os veículos UEV da empresa gerenciem demandas de torque em baixas velocidades e também forneçam velocidades de cruzeiro mais altas. Este detalhe pode ser compreendido como um benefício contra congestionamentos, comuns no trânsito quando os caminhões de lixo estão atuando.

Para o motorista, há recursos como um sistema de monitoramento de câmeras auxiliando na percepção ao redor do veículo. Telas de 14 polegadas fazem a vez dos espelhos e exibem não apenas os pontos traseiros e cegos ao redor do UEV, mas o que está diretamente na frente e abaixo do veículo
Essas telas também apresentam detecção de objetos, destacando ciclistas, pedestres e potenciais perigos para o motorista do caminhão de lixo elétrico. Ao contrário dos espelhos padrão, esse tipo de implementação opera sob todas as condições, incluindo chuva, neve e escuridão total.
Os medidores analógicos comuns ao Mercedes-Benz Econic também foram substituídos na reciclagem do caminhão por uma tela de alta definição de 12 polegadas. Nela, são exibidos dados como alcance, uso atual de energia, dados de rota, integridade do trem de força, status da bateria e outras informações.
Lixo e luxo

Outras duas telas de 10 polegadas são conectadas para formar uma tela maior, de 20 polegadas. Dessa forma, são combinadas visões de câmera panorâmica de 360 graus e visões de segurança adicionais, incluindo pontos cegos. A tela mais externa, projetada para ser operada pelos demais usuários e trabalhadores do caminhão, contém funções multimídia e de comunicação, incluindo integração completa com Apple CarPlay e Android Auto.

Os veículos UEV da Lunaz também usam materiais de estofamento de assento transferidos diretamente de carros luxuosos da Bentley e da Rolls-Royce, reciclados pela divisão Lunaz Design. Da mesma forma, o revestimento do assento de vinil do veículo em fim de vida é substituído por um tecido específico e resistente.
Recursos como carregamento sem fio para dispositivos, entradas USB e tomadas para alimentar equipamentos industriais foram adicionados, além de porta-copos para todos os ocupantes do veículo, não apenas motoristas. Segundo David Lorenz, fundador da Lunaz, os caminhões de lixo elétricos reciclados começarão sua implantação em todo o Reino Unido em breve.
Leia também:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
