Brinquedo em que menina ficou presa após ter cabelo puxado por exaustor é interditado em shopping no Recife | Pernambuco
O brinquedo Mundo da Lua, da Turma da Mônica, no Shopping Recife, onde uma menina de 9 anos ficou com o cabelo preso, no domingo (25), foi interditado nesta segunda (26). A atração, montada na praça de eventos, passou por vistorias do Procon e do Corpo de Bombeiros. Ela estava sem funcionar desde o que aconteceu com a criança (veja vídeo acima).
Na vistoria, foi identificado que o exaustor que puxou o cabelo da menina era usado para encher um balão inflável que fica no meio do parque. Apesar de o equipamento ter a documentação necessária para funcionar, o brinquedo foi interditado preventivamente.
De acordo com o gerente-geral do Procon Pernambuco, Pedro Cavalcanti, a interdição preventiva foi feita para que a empresa preste os esclarecimentos das medidas adotadas, como a remoção do balão inflável ou a instalação de um mecanismo de segurança para evitar acidentes semelhantes.
Brinquedo onde menina ficou presa pelos cabelos passou por uma vistoria do Procon Pernambuco — Foto: Letícia Maria/TV Globo
“Identificamos que tem o brinquedo inflável principal, que tem um mecanismo de segurança, mas tinha um portal inflável também sem esse mecanismo. E foi aí que a criança teve o cabelo puxado pelo motor, gerando todo aquele momento de angústia”, afirmou.
Segundo Pedro Cavalcanti, o brinquedo continuará interditado até que sejam realizados todos os esclarecimentos e ajustes. Ele ressaltou que será aberto um processo administrativo contra o fornecedor do serviço.
“É importante frisar que a responsabilidade é objetiva, então, independentemente de culpa ou dolo, o fornecedor responde em razão da falha na prestação de serviço com alguma penalidade, que pode ser uma simples advertência ou até mesmo multas que podem variar de R$ 1.050 a quase R$ 10 milhões”, declarou.

Menina fica presa pelo cabelo em brinquedo de shopping no Recife
A criança, que tem o cabelo longo, disse para a avó paterna, que estava com ela, que sentiu como se estivesse sendo sugada pela máquina. Ela ficou segurando o cabelo para tentar evitar a sucção. A agonia acabou apenas quando pegaram uma tesoura para cortar o cabelo dela.
Imagens enviadas para a TV Globo mostram a menina chorando, presa a um equipamento inflável cinza e recebendo a ajuda de dois homens e de duas mulheres, entre elas uma funcionária do local (veja vídeo acima).
De acordo com a estudante de odontologia Tallita Assunção, tia da criança, a família solicitou que seja feito um laudo técnico do brinquedo.
Tallita afirmou que a sobrinha passou aproximadamente dez minutos presa ao equipamento e que a avó da criança é a mulher que aparece de verde na filmagem.
“Ficou aterrorizada. Com medo do brinquedo. Chorou muito. Achou que iria ficar careca, que iria sair o couro da cabeça dela, disse que sentiu muito dor”, contou.
Menina de 9 anos teve cabelo cortado após ficar presa em brinquedo de shopping — Foto: Cortesia
De acordo com as pessoas que estavam no local, 20 crianças estavam na piscina de bolinhas quando aconteceu o acidente.
Nas imagens, é possível ouvir uma mulher solicitando uma tesoura e um homem pedido calma. A mulher também afirma que o equipamento já está desligado. Ela segura a criança pelo braço e pede calma enquanto afasta as bolas de plástico. Depois, pega uma tesoura.
Menina de 9 anos presa em brinquedo de shopping no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
A atração Mundo da Lua, da Turma da Mônica, funciona no Shopping Recife desde o dia 3 de setembro. Por nota, o Shopping Recife afirmou que o brinquedo foi desativado, que está acompanhando o caso junto à empresa responsável pela atração e que “será realizada uma reavaliação de todas as questões técnicas” do equipamento.
No comunicado, o shopping também disse que a equipe de bombeiros foi acionada imediatamente e prestou atendimento à criança, que passa bem.
O g1 também procurou a Maurício de Souza Produções, responsável pela atração, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
