Apple lança chips M2 Pro e M2 Max, com GPU de até 38 núcleos e até 96 GB de RAM
A Apple lançou hoje dois novos processadores da linha M2, o M2 Pro e o M2 Max, que estão presentes nos novos MacBook Pro e Mac mini.
Para ser mais específico, o M2 Pro estará no novo Mac Mini (ao lado de uma versão com o M2), e o M2 Pro e o M2 Max estarão nos modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro 2023.
publicidade
Leia mais:
Assim, como previsto, o único modelo da linha Mac que ainda está com processadores Intel é o Mac Pro, apresentado em 2020, e que deve ganhar uma atualização (com M2 Pro, M2 Max e o futuro M2 Ultra) nos próximos meses.
M2 Pro tem até 32 GB de memória unificada

O M2 Pro tem uma CPU de 10 ou 12 núcleos e uma GPU de 19 núcleos, com até 32 GB de memória unificada. Estamos falando de um processador com 40 bilhões de transístores, ou 20% a mais que o M1 Pro, com banda de memória unificada de 200 GB/s.
M2 Max tem GPU de 38 núcleos e até 96 GB de memória unificada

O M2 Max mantém a CPU de 12 núcleos do M2 Pro, mas vai além, com uma GPU de até 38 núcleos e até 96 GB de memória unificada. O chip tem 67 bilhões de transístores e uma banda de memória de 400 GB/s.
O que isso significa na prática?
Segundo a Apple, o M2 Pro tem gráficos até 30% mais rápidos que o M1 Pro, e processamento de imagens até 40% mais rápido que seu antecessor (ou 80% mais rápido que o MacBook Pro com processador Core i9).
O M2 Max consegue superar mesmo esse ótimo resultado. Ele também tem um desempenho gráfico 30% superior, mas em relação ao do seu antecessor, o M1 Max. Com isso, a Apple diz que ele é o chip mais poderoso e eficiente para um notebook profissional.
O M2 Pro tem uma engine de mídia com H.264, HEVC e codificação e decodificação de vídeo ProRes acelerada por hardware, e pode tocar vários streams de vídeo em 4K e 8K gastando pouca energia, segundo a empresa. Já o M2 Max tem duas engines de codificação e duas engines ProRes com codificação de vídeo até 2x mais rápida que o M2 Pro.
Além disso, os dois processadores contam com NPU (Neural Engine) de 16 núcleos que faz até 15,8 trilhões de operações por segundo. Esse desempenho é até 40% mais rápido que a geração anterior dos dois modelos.
Assista abaixo ao momento do vídeo de apresentação no qual Tim Millet, vice-presidente de arquitetura de plataformas da Apple, apresentou o novo M2 Pro. Alguns minutos depois, ele mesmo apresenta o M2 Max.
Para Johny Srouji, vice-presidente de tecnologias de hardware da empresa, “só Apple está fabricando SoCs como o M2 Pro e o M2 Max. Os dois entregam um incrível desempenho profissional com eficiência energética líder da indústria.” Ainda em suas palavras: “o M2 Pro e o M2 Max representam avanços surpreendentes no Apple silicon.”
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original
